Desporto

Rivais aprimoram táctica para o primeiro clássico

Anaximandro Magalhães

A três dias de jogarem o maior clássico sénior masculino do basquetebol angolano, às 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, 1º de Agosto (campeão em título) e Petro de Luanda dão sequência hoje, em regime bidiário, às sessões de treino de aprimoramento técnico-táctico, no quadro da preparação para a disputa da terceira jornada referente à primeira de quatro voltas da fase regular da 41ª edição do Campeonato Nacional, Unitel-Basket.

Principais emblemas preparam encontro de gigantes
Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Em início de época e com muito ainda por corrigir sobretudo por terem chegado novos jogadores, os treinadores das duas equipas começam o treino com os habituais exercícios de alongamento, sob orientação dos preparadores físicos Paulo Fernandes, do 1º de Agosto, e Faustino Casimiro, do Petro.
Ataques cinco contra cinco, saídas em contra-ataque, apanhando a defesa contrária desprevenida, são, tal como a defesa homem a homem, com recurso à capacidade de sofrimento na hora de manter inviolável o cesto da sua tabela, alguns dos detalhes agenda-dos por Paulo Macedo, técnico dos militares do Rio Seco, e Lazare Adingono, dos petrolíferos do Eixo Viário.
Passes, desmarcação, bloqueio, corte, lançamento da linha de lances livres, de dois e três pontos, também dominam o treino.
Antes de finalizar, os jogadores realizam o rotineiro jogo-treino entre os integrantes dos plantéis, para deste modo os treinadores aferirem o grau de absorção dos conceitos ministrados.
Na jornada de abertura do campeonato, o 1º de Agosto venceu o ASA por 106-86 e o Petro vergou a estreante formação da Escola Kwanza, por 105-33. Para a segunda ronda, os petrolíferos suplantaram o Desportivo da Marinha por 100-82. Nesta jornada os rubro-negros folgaram por imperativo do calendário.

Tempo

Multimédia