Desporto

Rubro-negros arrasam concorrência nos registos

Anaximandro Magalhães

A equipa de basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto, é a detentora dos melhores re-gistos do primeiro terço da 40ª edição do Campeonato Nacional, Unitel-Basket, jogadas duas das quatro voltas reservadas para a disputa da fase regular.

Hermenegildo Santos e Domingos Bonifácio têm sido preponderantes no 1º de Agosto e Petro
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

 Os militares do rio seco, orientados por Paulo Macedo, registam 19 vitórias e apenas uma derrota, em 20 partidas. Os rubro-negros lideram a tabela classificativa com 39 pontos. Em 40 possíveis, perdeu apenas um. No total, os comandados de Macedo marcaram 2063 pontos e sofreram 1458, acumulam 605 pontos positivos de saldo average, números de longe superiores aos das nove equipas. A seguir à formação mais titulada da bola ao cesto do-méstica, com 18 títulos, está a uma distância considerável o Sport Libolo e Benfica, com 1714 pontos encestados e 1249 consentidos, que tem um cesto average de 465 positivos. 

De referir que contrariamente aos agostinos, as “águias” de Calulo que esta época estrearam-se no nacional maior da bola ao cesto, depois da cedência de direitos desportivos pelo Recreativo do Libolo (vencedor de três campeonatos), discutem de forma inédita a conquista do primeiro ceptro. O “top” três fecha com o Petro de Luanda: 1710 pontos convertidos e 1411 sofridos e com um cesto average de 299 positivos. A equipa do Crisgunza é a portadora do pior registo da prova, em 26 partidas soma apenas derrotas. Liderados por Manuel Silva “Pipas”, antigo praticante e filho do lendário ciclista Alberto Silva “Pepino”, os benguelenses são os únicos que não conhecem até ao momento o sabor do triunfo. Devido a dificuldades fi-nanceiras para se deslocarem a Luanda, Pipas e jogadores disputaram já 26 desafios. As equipas que se deslocam a Benguela realizam dois jogos. A equipa da Universidade Lusíada, treinada pelo ex-seleccionador nacional, Ma-nuel Silva “Gi”, venceu quatro desafios, está atrás do Vila Clotilde que tem cinco e Helmarc Academia, com seis.

 Prova reata em Março

O Campeonato Nacional reata apenas no próximo mês, regista uma pausa para possibilitar a disputa do Pura All Star Game, Jogo das Estrelas, para o arranque da primeira jornada da terceira volta, jogam dia 1 de Março, Helmarc - 1º de Agosto às 16h00, no Multiusos do Kilamba. No mesmo recinto, para a terceira jornada defrontam-se ASA - Crisgunza, às 18h00. Dia 2, jogam Vila Clotilde - Crisgunza às 15h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba. Às 17h30, o ASA é visitado pela Lusíada, no mesmo pavilhão. O jogo de cartaz da ronda está agendado para às 20h00, com o jogo Interclube - Libolo. Às 16h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Desportivo da Marinha recebe a visita do Petro de Luanda.  


Tempo

Multimédia