Desporto

Selecção embarca hoje para estágio em Portugal

Anaximandro Magalhães

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins embarca, hoje às 22h30, para a região de Santa Maria da Feira, norte de Portugal, onde a partir de amanhã de manhã dá início a um estágio pré-competitivo de 22 dias, visando a disputa da 44ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer de 6 a 14 do corrente, na cidade de Barcelona, Espanha.

Hoquistas vão tentar manter a posição alcançada na China
Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Chegado em território luso o “cinco” nacional tem já marcada uma sessão para começar, segundo o seleccionador nacional, Fernando Fallé, a trabalhar a introdução ao treino. 

De acordo com o técnico, a primeira semana será marcada por treinos físicos, pelo facto de “boa parte dos jogadores vir de uma paragem de dois meses alguns e outros um pouquinho superior. Portanto, há a necessidade de fazermos desentorpecimento muscular”, justificou Fallé.
Ataque planeado, contra-ataque, cortinas defensivas e marcação a campo inteiro são alguns dos aspectos a serem aprimorados nos sistemas tácticos.
Para Portugal seguem Estêvão Dala e Dorivaldo Francisco “Dori” (guarda-redes), Adilson Digo “Pi”, Anderson Silva “Nery”, Argentino Agostinho “Tino Boy”, Sérgio Lukukuriko “Gato Preto” e Josemar Tavares (jogadores de campo), bem como o treinador-adjunto, António Victor “Duke”, e o vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Manuel Santos “Né”.
A estes juntam-se o guarda-redes Francisco Veludo, os defesas Humberto Mendes “Big” e André Centeno e os avançados Martin Payero e João Pinto “Mustang”.
Angola joga o mundial no Grupo A, e estreia frente à Itália, dia 6, às 18h00. Dia 8, às 12h00, defronta a França. No encerramento, dia 9, às 22h00, o desafio é diante da Espanha, com quem encerra a fase preliminar. No Grupo B estão as selecções do Chile, Argentina, Colômbia e Portugal.

Tempo

Multimédia