Desporto

Selecção Nacional estreia frente a similar do Uganda

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol joga hoje, às 17h00, diante da similar do Uganda, no Estádio Nacional da Tanzânia, na cidade de Dar-es-Salaam, para a conclusão da primeira jornada do Grupo “A” da fase final da 18ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Fotografia: Edições Novembro

Este desafio coloca de um lado, Angola, que quer apagar as exibições das três últimas edições com resultados menos bons, e Uganda que ambiciona igualmente a qualificação para a segunda fase da prova.
Para chegar à fase final do CAN, Angola venceu o Malawi, por 1-0, no torneio da Taça Cosafa, disputado nas Ilhas Maurícias, em 2017, goleou a similar de Eswatini e terminou a competição com novo triunfo sobre o Zimbabwe (2-1).
Nas meias-finais, a Selecção Nacional goleou a Namíbia, por 7-0, no Estádio Saint-François Xavier. No mesmo recinto, a equipa nacional derrotou os sul-africanos, por 1-0, com golo solitário Osvaldo Capemba.
Os angolanos participaram pela segunda vez na fase final da prova africana em 1999, na Guiné Conacri, onde ocuparam o quarto e último lugar do Grupo B, com três pontos.
A Selecção Nacional estreou-se na prova em 1997, no Botswana, onde Angola ficou no terceiro posto, também do Grupo “B”, com um ponto.
Na edição anterior, disputada no Gabão, em 2017, a equipa nacional ocupou a quarta e última posição da classificação do Grupo “A”, com um ponto.
Antes na abertura do grupo A deste CAN, a selecção da Tanzânia mede forças com a congénere da Nigéria, às 16h00, também na cidade de Dar-es-Salaam.
Um desafio que promete um excelente espectáculo, entre os anfitriões, que pretendem triunfar diante do seu público, e os bicampeões africanos que também aspiram a vitória.

Tempo

Multimédia