Desporto

Selecção Nacional faz ensaios para duelo com os Camarões

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol cumpre hoje à tarde a última sessão de treino na capital da Tanzânia, antes do jogo contra a similar dos Camarões amanhã, às 17h30, no Estádio de Dar-es-Salaam, para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre desde o pretérito do corrente mês e encerra no domingo com o desafio da final da prova.

Qualificação da Selecção Nacional para as semi-finais surpreende o país e o
Fotografia: DR

Nesta preparação, o técnico Pedro Gonçalves vai privilegiar as correcções dos movimentos defensivos durante as saídas para as acções ofensivas, e da eficácia na finalização.
Para o desafio com os camaroneses, o corpo técnico quer um conjunto rápido e bem na circulação da bola, com a intenção de evitar contactos durante a disputa do esférico.
Como tem sido habitual, a equipa técnica vai repartir os jogadores em dois grupos para ensaiar as situações de jogo, com realce para as saídas pelas linhas laterais durante a circulação ofensiva.
De um lado, Pedro Gonçalves alinha os elementos do sector defensivo para disputar um mini-jogo com os integrantes do meio-campo e avançados. Neste exercício, o corpo técnico quer observar a condição física do grupo, e como estão os atletas na interpretação da construção das jogadas ofensivas.
Antes do treino, Pedro Gonçalves e o seu homólogo dos Camarões, Thomas Lisbiih, participam numa conferência de imprensa de antevisão ao jogo, numa sala do Estádio Nacional de Dar-es-Salaam.
Na primeira fase da competição, Angola somou dois triunfos (Uganda e Tanzânia) e perdeu com a Nigéria, tendo apontado cinco golos e sofrido três.
Já os camaroneses também venceram a Guiné Conacri, por 2-0, na primeira jornada, seguido triunfo diante de Marrocos (2-1) e empate sem golos com a selecção do Senegal.
Ontem à tarde, na capital tanzaniana, a Selecção Nacional efectuou um treino para a manutenção dos índices físicos do grupo, num dos recintos da capital tanzaniana, onde privilegiaram também os exercícios com bola.
Para o jogo com os camaroneses, Pedro Gonçalves vai contar já com a integração do defesa central Gegé, ausente da partida da terceira jornada, por castigo da Confederação Africana de Futebol (CAF), devido a acumulação de amarelos.
O defesa do Petro de Luanda viu a cartolina vermelha no desafio contra a Nigéria, disputado no dia 17 deste mês, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo A do CAN.
Noutro desafio das meias-finais, a Nigéria encara amanhã, às 14h00, a Guiné Conacri no Estádio Nacional de Dar-es-Salaam. Os nigerianos foram os primeiros classificados do Grupo A, com sete pontos, ao passo que os guineenses ocuparam a segunda posição do B, com seis.

Tempo

Multimédia