Desporto

Selecção Nacional feminina encerra semana de treinos

António Cristóvão

As Welwitschias Mirabilis, denominação oficial da Selecção Nacional feminina de futebol, cumpriu ontem o último treino da semana no campo da Terra Nova, em Luanda, visando a participação na Taça Cosafa, de 31 de Julho a 8 de Agosto, na cidade sul-africana de Port Elizabeth.

Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Nesta sessão de treino, o grupo trabalhou com insistência da equipa técnica os dribles e a contenção da bola na parte inicial da preparação, enquanto na segunda etapa ensaiou as situações de jogo defensivo e ofensivo.
Além dos aspectos tácticos, o ex-meio campista do 1º de Agosto e do Santos FC, Maninho Loide, seleccionador nacional de futebol feminino, tem aprimorado também a vertente física com bola para a manutenção das atletas.
Na terça-feira de manhã, o grupo trabalhou a condição física na Ilha do Cabo e à tarde treinou no campo Nicola Berardinelli nas instalações do Quartel-general do Exército.
Bia dos Santos, do Kilamba FC, foi poupada pela equipa técnica devido a lesão no tornozelo direito. A lateral contraiu a contusão no desafio contra o Paulo FC, disputado no fim-de-semana, no campo do Golf, para a abertura do provincial de Luanda.
Na segunda-feira, o corpo técnico contou já com a integração de Zeferina Caope, do PS de Benguela, e Irene Samuel (Kilamba da Huíla).
O grupo retorna aos trabalhos na segunda-feira à tarde no campo da Terra Nova, com os habituais exercícios técnicos e tácticos.
As atletas da Selecção Nacional, que iniciou a preparação na semana passada no campo Nicola Berardinelli, tem se apresentada nas sessões de treino com equipamentos de cores diferentes.
Questionada pelo Jornal de Angola sobre o motivo, Sónia Marisa, do Departamento do Futebol Feminino da FAF evitou falar sobre o assunto.
Maninho Loide tem como técnicas assistentes Lurdes Lutonda “China”, Veró Miguel, Job da Silva (preparador físico), Anderson Manuel (técnico de guarda-redes), Eduarda Maria (fisioterapeuta) e Paula Nazaré (técnica de equipamento).

Tempo

Multimédia