Desporto

Selecção Nacional joga com a Zâmbia em Lusaka

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-20 de futebol masculino joga nesta quinta-feira com a similar da Zâmbia no Estádio Nkoloma, no bairro Chelstone, em Lusaka, para as meias-finais da Taça Cosafa.

Fotografia: DR

Para chegar às meias-finais, os Palanquinhas encerraram ontem a primeira fase do torneio sem derrotas. Ficaram na primeira posição do Grupo C, com nove pontos, ao vencer a selecção de e-Swatini, por 4-1, no Estádio Nkoloma. Gladilson bisou na partida e os restantes tentos foram apontados por Zine Salvador e Melono Dala. Ndzinisa marcou o golo de honra.
Com o tento apontado, Zine Salvador lidera a lista dos melhores "artilheiros”, com quatro marcados. O dianteiro Gladilson, do Petro de Luanda, foi considerado o homem do jogo pela organização do torneio.
Apesar do triunfo, os Palanquinhas jogaram um futebol pouco vistoso na etapa complementar do desafio. Com vários passes errados, a equipa evidenciou mais uma vez o “velho” problema na finalização e algumas vezes faltava criatividade aos elementos do sector intermédio, para a construção do jogo ofensivo com qualidade. O excesso de individualismo tomou conta de alguns elementos da Selecção Nacional, que permitia o adversário efectuar os contra-ataques rápidos e por vezes sem consequências nefastas para o guarda-redes Geovani, que rendeu ontem o capitão Nsesani Simão na baliza.
Se quiser chegar à final da competição, o técnico José Silvestre “Pelé” tem de procurar ajustar alguns aspectos tácticos, para evitar desagrados no desafio das meias-finais nesta quinta-feira.
Na abertura da prova, no dia 4 deste mês, os angolanos golearam a selecção das Seychelles, por 8-0, no Estádio Nkoloma.
No mesmo recinto, no sábado passado, a Selecção Nacional venceu com imensas dificuldades a congénere de Moçambique, por 1-0, com golo solitário de Zine Salvador.
Para o mesmo grupo e ronda, Moçambique derrotou também ontem com imensas dificuldades as Seychelles, por 3-2, no Estádio Sunset, em Lusaka, depois de estar a perder no início da partida.
No período da tarde, a Zâmbia suou bastante para vencer o Malawi, por 2-1, no Estádio Nkoloma, para a terceira e última jornada do Grupo A do torneio.

Tempo

Multimédia