Desporto

Selecção Sub-16 decide passagem à final do torneio com a Zâmbia

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-16 de Futebol e a congénere da Zâmbia de Sub-17 decidem hoje, às 13h30, a qualificação para a final da Taça Cosafa, no Estádio Mpira, na cidade de Blantyre, Malawi, num desafio onde os angolanos têm a espinhosa missão de defender o título.

Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Depois da derrota diante de Moçambique, por 1-0, na primeira jornada do Grupo B do torneio, os pupilos do técnico Silvestre “Pelé” acreditaram que podiam “brigar” para garantir o apuramento para as meias-finais, reabilitaram-se do desaire e venceram o Lesotho, por 2-1, em jogo da segunda jornada.
Este triunfo foi determinante e os angolanos passaram a acreditar na possibilidade de defender o título, conquistado no mês de Abril do ano passado, no Estádio Nacional da Tanzânia. Na terceira jornada, a Selecção Nacional goleou, na terça-feira, as Ilhas Comores, por 3-0, no Estádio Mpira.
Com estes resultados, os angolanos mostraram que têm estofo suficiente para contrariar os argumentos tácticos do adversário, que se apresenta também como favorito na luta pelo título. Esta tarde, no mesmo recinto desportivo de Blantyre, Silvestre “Pelé” aguarda pela mesma bravura dos pupilos, evidenciada na primeira fase, frente à arrojada Zâmbia.
O adversário, que se classificou sem qualquer derrota na primeira fase da prova, no Grupo B, com nove pontos, também quer chegar à final da compita, e repetir a proeza alcançada em 2017, nas Ilhas Maurícias.
O concorrente da Selecção Nacional para a final da Taça Cosafa começou a prova com goleada sobre e-Swatini, por 6-0, no mesmo local das meias-finais, seguido de novo triunfo diante da África do Sul (7-0) e vitória frente os anfitriões (3-2).
No primeiro desafio das meias-finais, a selecção de Moçambique e e-Swatini disputam a outra vaga para a final, às 10h00, no mesmo estádio.
Os moçambicanos foram os primeiros classificados do Grupo B, com sete pontos, e os swazis ocuparam a segunda posição do A, com quatro.

Tempo

Multimédia