Desporto

Selecção de basquetebol viaja na segunda-feira para o Cairo

Anaximandro Magalhães

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol embarca segunda-feira, para a cidade do Cairo, Egipto, onde a partir da próxima sexta-feira (29) até 1 de Julho, dá início à disputa da terceira janela do Torneio Africano de Qualificação para o Campeonato do Mundo, China´2018.

Carlos Morais (em posse da bola) falha disputa do Torneio
Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Hoje, após a dupla sessão de treino, manhã e tarde, os técnicos John Bryant, José Carlos Guimarães e Walter Costa, adjuntos do seleccionador principal, William Bryant Voigt, escolhem os 12 jogadores.
Neste contexto, as ausências do capitão Carlos Morais, bem como a de Valdelício Joaquim, Sílvio Sousa e Bruno Fernando, abrem quatro vagas para a provável estreia de alguns jogadores na era Voigt.
Júlio Clever Assis Afonso, extremo-base de 2,01 metros, chamado pela primeira para integrar os trabalhos do "cinco" nacional, pode ser um dos beneficiados. O atleta que alinha na equipa espanhola do Baloncesto Tizona, foi o último a juntar-se aos companheiros.
Na condição de Júlio está também o poste Jone Pedro, 2,08 metros, é outro dos aspirantes a ocupar um lugar nas opções do corpo técnico, integrado ainda por Mathias Eckhoff, e pelo preparador físico, Nataniel Lucas, e o scouting, Emanuel Mavongo.
Os extremos Edson Ndoniema, Ngombo Rogério e Islando Manuel, e o extremo-poste Alexandre Jungo, convocados mas dispensados na primeira janela, têm todas as possibilidades de materializar o objectivo.
Eis os atletas que preparam a operação Cairo: Olímpio Cipriano, Benvindo Quimbamba, Pedro Bastos, Hermenegildo Mbunga, Ngombo Rogério, Gerson Domingos, Leonel Paulo, Reggie Moore, Yannick Moreira, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Jacques Leandro Conceição, Hermenegildo Santos, Jone Pedro, Eduardo Mingas e Gerson Gonçalves "Lukeny".

Tempo

Multimédia