Desporto

Selecção feminina aguarda o sorteio da fase preliminar da competição

António Cristóvão

A Selecção Nacional feminina de futebol aguarda pelo sorteio da Confederação Africana (CAF), visando a disputa da preliminar de apuramento para a fase final da 32ª edição dos Jogos Olímpicos, a ter lugar de 24 de Julho a 9 de Agosto de 2020, na cidade de Tóquio, Japão.

Senhoras reaparecem nas disputas continentais
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

A informação foi avançada, ontem ao Jornal de Angola, pela vogal de direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF), Sónia Anastácia, para anunciar a inscrição da "equipa" nacional feminina na competição.
A segunda melhor selecção africana nas eliminatórias de qualificação para os Jogos Olímpicos enfrenta um representante da Oceânia, para a disputa da última vaga no evento mundial.
Além de Angola, na preliminar africana estão confirmadas as participações das selecções da Argélia, África do Sul, Botswana, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Guiné-Equatorial, Gabão, Ghana, Quénia, Mali, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.
Sul-africanas e zimbabweanas foram as representantes africanas na edição passada, disputada de 3 a 19 de Agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, com a participação de 12 países.
Na VII edição dos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento  da África Austral (SADC), disputada em Dezembro de 2017, na capital, a Selecção Nacional arrebatou a medalha de prata.

Torneio Março Mulher

A equipa Sub-20 do 1º de Agosto conquistou ontem a 1ª edição da Taça Março Mulher de futebol feminino, ao derrotar o Progresso Sambizanga, por 7-6, após a marcação de grandes penalidades no campo do Golfe, em Luanda. Foram precisas duas séries para se encontrar o vencedor. O 1º de Agosto, que se encontrava em desvantagem no marcador de 1-3, igualou o encontro num ápice, com golos de Gena e Laura.
No final do tempo regulamentar, o jogo, marcado por uma confusão provocada pelo árbitro Alberto Bartolomeu, estava empatado a três golos.

 

Tempo

Multimédia