Desporto

Selecção Nacional dá sequência à preparação

Armindo Pereira

A Selecção Nacional feminina Sub-17 de basquetebol regressa amanhã, às 9h00, ao pavilhão anexo II da Cidadela, onde vai realizar a primeira sessão de treino, das duas previstas para a semana, tendo em vista o Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se de 21 a 29 de Julho, na cidade de Minsk, Bielorrússia.

Cinco Nacional projecta disputa na Bielorrússia
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O grupo às ordens da seleccionadora Elisa Pires, coadjuvada por Irene Guerreiro, teve o dia de ontem reservado para descanso. Restam três dias para a equipa preparar a recepção ao Interclube A, para a segunda jornada da terceira volta do Campeonato Provincial sénior feminino.
Ontem, para a ronda inaugural da terceira volta, a selecção voltou a perder, mas por números menos expressivos, desta vez por 49-34, diante do 1º de Agosto B.  
No provincial, onde tem estado a ganhar rodagem competitiva, a equipa tem feito dois jogos por semana, às quintas e aos sábados. Às segundas-feiras, no período da manhã, o “cinco” nacional realiza uma sessão mais voltada para a componente física.
À tarde, o apronto tem maior incidência nos aspectos técnicos e tácticos. Terça-feira, a selecção tem apenas uma sessão agendada e na quarta-feira duas, antes da jornada do provincial. O mesmo ocorre na sexta-feira.
Depois da primeira triagem, a selecção conta com as seguintes jogadoras:  Cristina Lourenço, Nara André, Júlia Francisco, Sortavida Barbosa, Tcheuzia Gonçalves, Helena Pululu, Paula André, Cácia António, Conceição Caetano, Melita Bacu, Sara Caetano, Teresa Miguel, Filomena Gaspar, Teresa Mbemba, Maria Quipaca e Nelma Cunha.
A integração de Alexia Dizeko (Helios Sion da Suíça) e Rafaela Henriques (Casa do Benfica de Montejo), acontece na última semana de Junho. O combinado nacional  disputa a fase preliminar do mundial de Sub-17 inserido no Grupo D, com as similares da Austrália, actual campeã mundial, Letónia e Canadá.
                   

Tempo

Multimédia