Desporto

Selecção Nacional sonha com o Mundial de 2019

O Campeonato Africano das Nações de Hóquei Patins, a decorrer em Moçambique, qualificativo para os Jogos Mundiais Barcelona'2019, é o único compromisso internacional da Selecção Nacional sénior masculina para este ano.

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

A informação foi avançada, ao Jornal de Angola, por Pedro Azevedo “Chipita”, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP). A prova que ainda não tem data oficial para disputa que  pode acontecer entre Agosto e Outubro. 
De acordo com algumas regras, decretadas pelo Comité Internacional de Rink-Hockey, os apuramentos, à semelhança de outras modalidades, passam a ser garantidos através de eliminatórias continentais.
Nesta altura, segundo o dirigente da FAP, o Comité Organizador aguarda pela anuência  do Executivo local,  “há todo o interesse dos moçambicanos fazerem uma prova com bom nível.  Por isso, estão a tentar encontrar as datas depois do aval das entidades competentes”.
O vice-presidente da PAF revelou que para este ano estão programadas seis concentrações de  jogadores do escalão de Sub-20 e seniores, que militam no Campeonato Nacional, de modo a criar um “núcleo duro”  coordenado pelo seleccionador nacional, Fernando Fellé.
Pedro “Chipita” considera que o facto de o seleccionador  português acumular funções, com o cargo de técnico da Académica de Luanda, tem a vantagem  de poder seguir de perto a evolução dos jogadores. “Pensamos que desta forma, pode ser feita uma melhor avaliação e acompanhamento” , considera.
Além do país organizador e Angola, participam na luta pela qualificação, países como a África do Sul e o Egipto, qualificando-se duas para a fase final, que a Espanha vai albergar neste novo formato do Mundial, depois da China em 2017. 

Tempo

Multimédia