Desporto

Selecção Olímpica passa no “exame” com o ASA

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-23 de futebol venceu, ontem, com imensas dificuldades a equipa de seniores do ASA, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, onde na próxima sexta-feira à tarde joga com a similar da Namíbia, para a primeira mão da preliminar de apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), no próximo ano, no Egipto.

 

Equipa nacional procura entrosamento para alcançar resultado positivo na primeira mão
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O golo solitário da Selecção Olímpica foi apontado pelo médio Pedro Agostinho, do Petro de Luanda, que já está recuperado da lesão no tornozelo direito, contraída quarta-feira passada no Estádio Nacional da Cidadela. O técnico Pedro Gonçalves utilizou dois grupos para observar a condição física dos jogadores e avaliar como estão na assimilação da construção dos processos do desafio.

Este foi o primeiro e último jogo de preparação dos Olímpicos, devido à proximidade do encontro com a Namíbia e para evitar algumas lesões.  A Selecção Nacional Sub-23 entrou, ontem ao princípio da tarde, em regime de concentração, com os atletas definidos pelo técnico depois do jogo com os "aviadores",  numa unidade hoteleira no bairro Benfica.
Na penúltima sessão de treino, na quarta-feira, Pedro Gonçalves vai reduzir o grupo para 20 futebolistas. Para o estágio, o treinador escolheu os atletas Agostinho Calunga, Josué, Nandinho Quissanga, Mona, Mário, Jaredi, Zé, Diógenes, Lewandovski, Quinito, Catraio, Cirilo, Pepe, Vanilson, Pedro Agostinho, Melono Dala, Aisson, Rafa, Nandinho, Denilson, Felício Milson, Aldair Ferreira e Chico Banza. Os três convocados  que jogam em Portugal juntaram-se ao grupo na sexta-feira.
O avançado João Bachiesa, do Chaves de Portugal, é aguardado hoje à noite no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, para completar o agregado de Pedro Gonçalves. Ontem, antes do treino, saltou à vista a falta de água para os jogadores refrescarem-se devido à vaga de calor. Pedro Gonçalves teve de solicitar a um dos seus assistentes para ir comprar o precioso líquido com os seus meios financeiros e transporte.
Hoje, às 9h00, no campo anexo do Estádio Nacional 11 de Novembro, Pedro Gonçalves agendou um treino ligeiro, para recuperar os jogadores e corrigir alguns processos de jogo. Amanhã à tarde devido à indisponibilidade de campos na capital, de acordo com uma fonte do Gabinete Técnico das Selecções Nacionais, os Olímpicos treinam nas instalações da Academia de Futebol de Angola (AFA), no Morro Bento.

Selecção de Honras
Os Palancas Negras concentram-se hoje, às 19h00, no Hotel Samba, em Luanda, visando o desafio com os Cavalos do Burkina Faso, no próximo domingo à tarde no Estádio Nacional 11 de Novembro. Este encontro é a contar para a quinta jornada do Grupo I da campanha de apuramento para a fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar entre os dias 15 de Junho a 13 de Julho de 2019, nos Camarões.
Amanhã, às 15h30, no Estádio António dos Santos França "Ndalu", no bairro Mártires de Kifangondo, o seleccionador nacional, Srdan Vasiljevic, orienta a primeira sessão de treino, já com o grupo dos girabolistas integrado pelo "capitão" Mateus Galiano, do Boavista de Portugal. Além do capitão dos Palancas, desembarcam também na segunda-feira em Luanda  Gelson Dala e Buatu Jonathan, ambos do Rio Ave.
Na terça-feira, são esperados o subcapitão dos Palancas Negras, Djalma Campos (Alanyaspor da Turquia), Bastos Quissanga (Lazio da Itália), Freddy (Belenenses de Portugal) e Stélvio da Cruz  (F 91 Dudelange de Luxemburgo). Srdan Vasiljevic, que regressou no princípio deste final de semana a Luanda, divulgou a convocatória dos Palancas Negras sem a habitual conferência de imprensa.
O seleccionador nacional, que está preocupado com os cinco meses de salário em atraso  e dos outros membros da equipa técnica, convocou os seguintes futebolistas: Ndulu, do Desportivo da Huíla, Landu e Paty (Interclube), Tony Cabaça (1º de Agosto), Herenilson, Vá,  Wilson, Mira e Tô Carneiro (Petro de Luanda), Show, Dany Massunguna, Paizo, Mário, Mingo Bile, Guelor, Geraldo, Buá, Mabululu e Ary Papel (1º de Agosto), Gelson Dala, Jonathan Buatu (Rio Ave), Mateus Galiano (Boavista), Freddy (Belenenses), Djalma Campos (Alanyaspor), Bastos Quissanga (Lazio) e Stélvio da Cruz (F91 Dudelange).

Tempo

Multimédia