Desporto

Selecção regressa amanhã ao país

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-17 de futebol regressa amanhã ao país proveniente das Ilhas Maurícias, onde no domingo à tarde conquistou pela primeira vez o troféu da Taça Cosafa, ao derrotar a similar da África do Sul, por 1-0, no Estádio Saint-François Xavier, na cidade de Belle Vue (Port Louis), em jogo da final da competição.

Fotografia: DR

Os campeões da Taça Cosafa, que deixam o princípio da tarde de hoje a cidade de Port Louis, efectuam uma escala técnica em Joanesburgo, onde vão pernoitar de regresso a Luanda. 
Na Cosafa, os Sub-17 triunfaram na estreia diante do Malawi, por 1-0. Depois nova vitória da formação nacional diante da Swazilândia (4-0), e encerrou a primeira fase da prova,  ganhando ao Zimbabwe (2-1). Nas meias-finais, a “equipa” nacional goleou a congénere da Namíbia, por 7-0, no Estádio Saint-François Xavier.
Deste modo, os angolanos qualificaram-se pela quarta vez para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 12 a 26 de Maio de 2019, na Tanzânia.
Na edição anterior do CAN, disputada no Gabão, a Selecção Nacional ocupou a quarta e última posição do Grupo B, com um ponto, enquanto Tanzânia e Níger ficaram na segunda e terceira posições, com quatro.
O Mali foi o vencedor do grupo com sete pontos. Já a África do Sul empatou sem golos na estreia diante da selecção do Lesotho, tendo na segunda jornada derrotado a congénere de Moçambique por 4-1, e finalizaram com vitória sobre a Zâmbia, por 2-1. Nas meias-finais, os sul-africanos ganharam aos ilhéus maurícios, por 2-0, em Port Louis.
O namibiano Prins Tjiueza foi o melhor marcador da competição com seis golos rubricados, seguido pelo angolano Osvaldo Capemba “Capita”, com quatro tentos. No torneio, que se disputou de 19 a 29 deste mês, foram jogadas 22 partidas e apontados 69 golos.

Tempo

Multimédia