Desporto

Seleccionador "Cheto" Baptista efectua hoje primeira triagem

António Cristóvão

A Selecção Nacional de futebol para amputados volta a trabalhar hoje, no período da manhã e à tarde, no Estádio da Cidadela, em Luanda,  visando a disputa do Campeonato do Mundo, a ter lugar de 24 de Outubro a 5 de Novembro, na cidade de Guadalajara, no México.

Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

De manhã, a equipa técnica vai ensaiar os esquemas dos movimentos de organização defensiva para as acções ofensivas, com jogadas combinadas nas saídas pelas laterais.
Para o período da tarde, “Cheto” Baptista agendou um mini-jogo entre os elementos do combinado nacional, onde no final do treino vai dispensar quatro atletas do grupo de trabalho.
O seleccionador nacional, “Cheto” Baptista, e os seus assistentes pretendem observar a condição física do grupo e a concepção técnica individual. 
A primeira fase dos trabalhos da Selecção Nacional, que arrancou nesta segunda-feira na Cidadela, com a vertente física, encerra amanhã de manhã no mesmo recinto do distrito urbano do Rangel.
Os vice-campeões mundiais retornam aos trabalhos no dia 23 de Julho, para a segunda fase de preparação, em Luanda, durante a qual a equipa técnica vai dispensar mais três jogadores.
Para o mundial, “Cheto” Baptista vai levar 12 atletas, que serão definidos na quinta e última fase dos trabalhos de preparação, na cidade sul-africana de Joanesburgo.
Além de cumprir todo o processo migratório na capi-tal económica sul-africana, a Selecção Nacional vai realizar também um estágio de 2 a 19 de Outubro. Depois, a “equipa” nacional sai directamente de Joanesburgo para a cidade de Guadalajara, com uma delegação desportiva de 22 pessoas, entre atletas, oficiais e a chefe da comitiva, Celeste Maria Tchiama.
Na preparação realizada ontem na Cidadela, os atletas Manico Basílio “Chocolate” e Hilário Cufula assistiram o treino no banco de suplentes, por questões de saúde. Chocolate apresentou-se com tonturas, enquanto Hilário queixou-se de algumas dores no joelho esquerdo.

Tempo

Multimédia