Desporto

Selecções afinam últimos detalhes

António Cristóvão

As Selecções Nacionais seniores feminina e masculina de judo entram amanhã na última semana de preparação, antes da viagem no próximo domingo, para a capital tunisina, onde de 11 a 15 deste mês participam no Campeonato Africano das Nações, segundo garantiu ontem ao Jornal de Angola, o presidente da federação da modalidade.

Selecção projecta africano
Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Nesta semana, na Escola de Judo do Rangel, as “equipas” nacionais estão a terminar a fase de pré-competição, com a redução do número de combates e melhoria das combinações tácticas e da técnica preferida (toki-waza). 
Paulo Nzinga “Mestre Apolo” anunciou, que a federação aguarda o apoio financeiros do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), para o pagamento das quotas em atraso, referentes ao ano de 2016, 2017 e 2018.
A delegação que representará Angola em Tunis será chefiada pelo presidente do Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Judo (FAJ), Yuri de Matos Villarigues.
No dia 16 de Março, os técnicos das selecções nacionais anunciaram os nomes dos atletas que devem representar o país no africano. Hélder Camindo “Ogoshi”, treinador da Selecção Nacional feminina, escolheu Janeth Alberto, Neide Diassonema, Isabel Lopes, Helma Inácio, Priscila Marta, Juliana Nkutxi e Maria Niangi.  
Neide Diassonema, que foi medalha de bronze na edição anterior do africano disputado na cidade de Antananarivo, Madagáscar, pretende melhorar o terceiro lugar.
Em masculino, o técnico Yuri Paim seleccionou os judocas Nair Garcia, capitão da Selecção Nacional, Jorge Miguel, Edmilson Pedro, Mulaza Panzo, Acácio Cassule, Wilson Afonso, Sílvio Jorge, Frederico João e Casimiro Bento "Miro".
Mulaza Panzo, que reside no Brasil sai directamente da cidade de São Paulo para o palco da competição no dia 10 de Abril. No Brasil, o judoca treina no Centro de Estágio Bastos.
O dia 11 de Abril está reservado para a pesagem dos atletas, enquanto os combates das categorias de - 40 quilos, 81 kg, 100 kg e mais de 100 kg disputam-se no dia seguinte.

Tempo

Multimédia