Desporto

Selecções de judo na derradeira fase da preparação

António Cristóvão

As selecções nacionais seniores feminina e masculina de judo estão na fase pré-competitiva, para as correcções das pelejas, visando a participação no Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 12 a 15 de Abril, na cidade de Tunis, Tunísia.

Fotografia: Contreiras Pipas | Edições Novembro

 A partir de hoje, as selecções nacionais passam a trabalhar de segunda-feira até sábado na Escola de Judo do Rangel, de manhã e a noite, porque a maioria dos atletas é estudante e trabalhador. 
As “equipas” nacionais, que começaram a preparação em Janeiro na Ilha do Cabo, em Luanda, com exercícios físicos e a participação de 53 atletas, entre masculinos e femininos, devem embarcar no dia 10 de Abril para o palco da competição.
De acordo com o corpo técnico, constituído pelos mestres Yuri Paim (masculinos) e Hélder Camindo “Ogoshi” (femininos), a viagem para Tunis está dependente da Federação Angolana de Judo (FAJ).
Na semana passada, “Ogoshi” seleccionou o grupo que provavelmente segue para Tunis, constituído por Janeth Alberto, Diassonema Mucanghi, Isabel Lopes, Priscila Marta, Juliana Nkutxi, Maria Niangi e Ema Inácio. Diassonema, do 1º de Agosto, foi medalha de bronze, no africano do ano passado, em Madagáscar.
Em masculinos, Yuri Paim escolheu Nair Garcia, Jorge Miguel, Edmilson Pedro, Mulaza Panzo (residente
no Brasil), Acácio Cassule, Wilson Afonso, Frederico João e Casimiro Bento “Miro” (está a competir no Open Pan-americano no Peru).
           
   Miro no Brasil
Casimiro Bento “ Miro”, atleta da Selecção Nacional,  está no Brasil, onde competiu no final de semana no Open Sul-americano, no quadro da qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, agendados para a cidade de Tóquio, Japão.  Ainda esta semana o judoca vai para Lima, capital do Perú, onde disputa outra prova de qualificação.

Tempo

Multimédia