Desporto

Selecções trabalham para o Africano júnior

António Cristóvão

As Selecções Nacionais de juniores de judo, em ambos os sexos, estão na fase final da preparação para a disputa do Campeonato Africano, a ter lugar de 12 a 14 deste mês, na capital do Burundi, Bujumbura.

Judocas treinam com afinco
Fotografia: M. Machangongo| Edições Novembro

Os combinados nacionais, que começaram às sessões de treinos no mês de Dezembro, na Ilha do Cabo, em Luan-da, com a realização dos exercícios físicos, actualmente trabalham no período da tarde, no ginásio do Clube EFF (Evandro Faria), no bairro Comandante Valódia. Os treinadores José André “Zito” (Selecção Nacional masculina) e Alexandre Martins (feminina) estão a aprimorar o sistema de ataque e defesa.
Para a capital do Burundi, os judocas nacionais seguem na próxima quinta-feira, via Joanesburgo, África do Sul. Antes do embarque, os seleccionadores nacionais anunciam a lista definitiva dos judocas eleitos para o “Africano”.
O técnico Alexandre Martins, que deve anunciar no fim-de-semana os eleitos para o africano, trabalha com as judocas Meury André, Wilma Quimuanga e Cassilda Amaro (Yokodan); Chelsea Gama e Solene Gama (Desportivo Girassol); Leandra Bangui (Futungo de Belas); Catarina Azevedo (Goa); Paula Cassandra (Judo Clube Boavista); Caró de Almeida  e Lu-kénia Arsénio (1º de Agosto); Maria Agostinho, Isabel Mateus e Mónica Pascoal (Interclube). Constam ainda na convocatória, as atletas Luísa José, Teresa Costa e Verónica Dio-go (Uragan); Shirley Calueto (Templo Marcial); Zeneid Baptista e Admira Duarte (Yamashita); Carolina Zinga (Clube Boavista); Yasnislene Domingos e Telma Contreiras (Grafanilense).
Em masculinos, o treinador José André “Zito” está a orientar Júlio Salvador e Be-larmino dos Santos, do 1º de Agosto; André Correia, Leonardo Narciso, Bruno Neto e Jedião Dala (Interclube); Edson Lucas (PM); Paulo Gonçalves, Gabriel Sebastião, Cláudio Aldair, Gildo Domingos e Má-rio Paulo (CKK); Aniceto Ar-riaga (Olímpico de Luanda); Pedro Laurindo, Hélder Soares, Moisés Gonçalves, Valério Manuel, Eduardo Quibela  e Josemar Contreiras (Grafanilense); Joel Jorge e Fernando Afonso (Rangel) e Piter da Silva (Benguela). 

Tempo

Multimédia