Desporto

Simão Muanda é candidato a Faboxe

Silva Cacuti

O antigo campeão da zona VI, Simão Muanda, aguarda pela marcação do pleito eleitoral na Federação Angolana de Boxe (Faboxe) para oficializar a candidatura à presidência. Contactado pelo Jornal de Angola, disse que é chegada à altura de: “mudar as coisas. As pessoas tiveram dois mandatos para mostrar o que valem e a meu ver, mostraram o que não valem. Temos que viabilizar o boxe, é uma das razões por que me vou candidatar”, disse.

Depois de 2012 antigo campeão da zona volta a concorrer
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

O antigo “colosso” da categoria de 91 kgs acumula experiência como dirigente desportivo, tendo se notabilizado como secretário-geral do Team Elite, clube que dominou por uma década o boxe angolano. Na sua trajectória, constam títulos do Zonal de 2002, 2003 e 2005, bem como presença no Campeonato do Mundo, na China, sendo o ponto alto da carreira.
Em 2012, Simão Muanda disputou à corrida pela presidência da Faboxe, mas foi superado por Carlos Luís, actual presidente da Faboxe, há dois mandatos, que, no entanto, ainda não fez qualquer pronunciamento em relação à intenção ou não de concorrer a novo mandato.
Em 2016, para o segundo mandato, o dirigente cessante não teve concorrente e foi reeleito por unanimidade. Na altura, o corpo eleitoral foi constituído por três associações provinciais (Cabinda, Huíla e Uíge) e sete clubes (Interclube, Inter do Lubango, Benfica do Lubango, Sporting do Lubango, FC do Uíge, Clube Vinde a Mim e Electro do Lobito).

Tempo

Multimédia