Desporto

Simão Manuel bisa na meia maratona

Guimarães Silva | Caxito

Simão Manuel, atleta do 1º de Agosto,  tornou-se  ontem bicampeão da meia maratona “Fuga para a Resistência”, com o tempo de 1h10m01s, num novo percurso de 21 quilómetros, desde o desvio da Barra do Dande até ao Estádio Municipal do Dande, em Caxito, capital da província do Bengo.

Fundista do 1º de Agosto reconquistou a prova
Fotografia: Edmundo Eucilios| Edições Novembro


O atleta “militar” mostrou  o seu excelente momento de forma, ao deixar para trás, no novo percurso da meia maratona, Bastos Filipe do Petro de Luanda, com 1h10m09s, seguido de Tiago Baptista, do Interclube, que cronometrou 1h10m51s, num despique  mais rápido que o da edição anterior em um segundo.
O vencedor, logo depois do tiro de largada, enfrentou forte concorrência de atletas que queriam tirar partido do clima fresco,  ameno e fora do comum que se fazia sentir às 7h30, para fazer valer as qualidades  técnicas e  capacidades físicas para tomar o comando da prova, numa recta de três quilómetros até à centralidade do Capari, ao musseque Quicoca.
A recta para Caxito, desgastante por excelência, foi o espaço para o jogo de equipa, muito facilitado porque o pelotão estava reduzido a dez, com os emblemas suspeitos de sempre, Inter, Petro e D’Agosto no comando, com um grupo onde Francisco Caluvi, Simão Manuel, Bastos Filipe e Camuti  ombreavam para decidir o vencedor da prova.
Simão Manuel foi o atleta do dia e simultaneamente bicampeão da prova, mercê de um deslize de Francisco Caluvi que, a 100 metros do cine-teatro Caxito, encetou a fuga e consequente  “sprint”, desconhecendo por completo que a organização da prova tinha alterado a meta para o Estádio Municipal do Dande,  um quilómetro  adiante.
A atleta do Interclube de Angola, Adelaide Machado, correu e venceu com o tempo de 1h20m37s, tornando-se igualmente bicampeã de uma prova. Ela foi secundada pela companheira de equipa Ernestina Paulino com o tempo de 1h20m45s e Neide Dias do 1º de Agosto com 1h21m02s.
A organização da meia maratona “Fuga para a Resistência” agraciou os vencedores (masculinos e femininos) com 250 mil kwanzas cada.

Tempo

Multimédia