Desporto

Simbas no caminho dos Palancas Negras

A Selecção Nacional de futebol vai disputar uma pré-eliminatória, antes de fazer parte da fase de grupos de qualificação para o Mundial de futebol de 2022, que terá lugar no Qatar.

Fotografia: Edições Novembro

Os Palancas Negras, que já estiveram uma vez nesta maior cimeira do futebol mundial (Alemanha2006), vão defrontar uma das restantes 27 selecções piores classificadas no ranking da FIFA, entre as quais as dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Outras selecções que poderão enfrentar nesta pré-eliminatória são Namíbia, Malawi, Eswatini, Lesoto, Botswhana, Comores, Maurícias, República Centro Africana, Serra Leoa, Togo, Sudão, Tanzânia, Burundi, Ruanda, Guiné Equatorial, Etiópia, Libéria, Gâmbia, Sudão do Sul, Chade, Seychelles, Djibuti, Eritreia e Somália.
Isentos estão os combinados da Tunísia, Marrocos, Senegal, Nigéria, República Democrática do Congo, Ghana, Camarões, Egipto, Burquina Faso, Mali, Costa do Marfim, Argélia, Guiné Conacry, África do Sul, Cabo Verde, Uganda, Zâmbia, Benim, Gabão, Congo, Mauritânia, Níger, Quénia, Líbia, Madagáscar e Zimbabwe.
Durante a 41ª Assembleia Geral da CAF, decorrida quinta-feira no Cairo, Egipto, a CAF apresentou o formato de disputa das eliminatórias para o Campeonato Mundial de Futebol de 2022.
As eliminatórias para este evento vão ser disputadas em três fases: A primeira, constituída pelas 28 selecções menos cotadas no “ranking” da FIFA, pela zona da CAF, vão disputar uma fase preliminar, em jogos a duas mãos.
Dessa pré-eliminatória sairão as 14 selecções vencedoras que se juntam aos 26 combinados nacionais isentos da primeira fase, que será sorteada para a fase de grupos.
Ou seja, ao todo serão 40 selecções que disputam a segunda fase dessas qualificações ao Mundial de 2022, que serão divididas em 10 grupos de quatro selecções cada, que se defrontam em seis jornadas, cujo sorteio será a partir de quatro potes, de acordo com o “ranking” da FIFA.
Dessa segunda etapa são apurados apenas os primeiros classificados de cada grupo para a última eliminatória disputada a duas mãos. O sorteio desses jogos será feito com base em dois potes. No primeiro vão ficar as cinco melhores classificadas do “ranking” da FIFA e, no segundo, as menos cotadas.
Assim, as cinco selecções vencedoras destes jogos ganham o direito de representar o continente africano no Campeonato Mundial do Qatar, a ter lugar de 21 de Novembro a 19 de Dezembro de 2022.

Tempo

Multimédia