Desporto

Srdan Vasiljevic mantém totalistas no apuramento

António Cristovão|Francistown

A Selecção Nacional de Honras de futebol iniciou a campanha de apuramento para a fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ter lugar de 21 de Junho a 19 de Julho no Egipto, com o técnico hispano-brasileiro Roberto Bianchi, no dia 10 de Junho de 2017, na cidade de Ouagadougou, Burkina-Faso.

Fotografia: DR

Os Palancas Negras foram derrotados na estreia pelos Cavalos do burkinabes, por 1-3, no Estádio 4 de Agosto. Algum tempo depois o treinador cessou o vinculo com a Federação Angolana de Futebol (FAF), por decisão unilateral do Petro de Luanda.
Na segunda jornada, já com o sérvio Srdan Vasiljevic no comando, a equipa nacional venceu com imensas dificuldades as Zebras, por 1-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro. O novo timoneiro lançou vários rostos novos, mas manteve Paizo, do 1º de Agosto, Herenilson e Mira (Petro de Luanda) e Gelson Dala (Rio Ave FC).
Vasiljevic apresentou um grupo renovado, com a integração dos guarda-redes Landu e Tony Cabaça, os defesas Mira, Bastos Quissanga, Dani Massunguna, Wilson e Mingo Bile, os médios Herenilson, Show, Djalma Campos, Freddy, Mário Balbúrdia e Job, bem como os atacantes Mateus Galiano, Gelson Dala, Vá, Mabululu.
Beto Bianchi utilizou na viagem a Ouagadougou Gerson Barros, Neblu, Paizo, Genseric Kusungua, Wilson, Herenilson, Gelson Dala, Ary Papel, Joaquim Francisco, Carlos Cahicote, Nelson da Luz, Ariclene, Dudu Leite, Mira, Dolly Menga e Igor Vetokele.
Para a terceira jornada, diante da Mauritânia, no Estádio Nacional 11 de Novembro, os Palancas Negras golearam os Les Mourabitounes, por 4-1. O seleccionador retirou Mário Balbúrdia, Job e Wilson, para a entrada de Buatu Jonathan, Stélvio da Cruz e Geraldo.
Na quarta ronda, no reduto dos mauritanianos, Vasiljevic trocou o médio Macaia (1º de Agosto), pelo colega de equipa Buá.

Jogo decisivo
Numa disputa com cariz de final, frente aos Cavalos, para a quinta jornada, o sérvio voltou a apostar na mesma equipa e venceu, por 2-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro. Deixou de fora o lateral Mira (Petro de Luanda), por lesão, e incluiu Isaac (1º de Agosto), Tó Carneiro (Petro de Luanda) e Buá (1º de Agosto), tendo reintegrado o defesa central Wilson, do Petro de Luanda.
Paizo, lateral esquerdo da formação militar do Rio Seco, e Herenilson, médio distribuidor dos tricolores, são os únicos totalistas na campanha de qualificação. Gelson, que recupera de uma lesão no seu clube, participou nas primeiras cinco jornadas.
Nesta sexta e última ronda, Srdan Vasiljevic levou para a cidade de Francistown Landu, Tony Cabaça, Jota Bê, Dani Massunguna, Wilson, Buatu Jonathan, Eddie Afonso, Isaac, Bastos Quissanga, Paizo, Herenilson, Show, Freddy, Djalma Campos, Manguxi, Stélvio da Cruz, Dasfaa, Vá, Igor Vetokele, Mabululu, Chico, Wilson Eduardo e Mateus Galiano.

Tempo

Multimédia