Desporto

Takashi e Jaiver entre os jogadores mais baixinhos

O marroquino Mbark Boussoufa, o japonês Takashi Inui e o mexicano Jaiver Aquino, com 59 quilos cada um, compartilham o cinturão do jogador menos pesado do  Campeonato do Mundo de Futebol, Rússia 2018.

Jogadores constam da lista de insólitos da competição
Fotografia: DR

São 40 quilos a menos do que o panamenho Román Torres, defesa com 99 quilos distribuídos em 1,88 metros, segundo as fichas técnicas publicadas pela FIFA. A mé-dia de peso do torneio é de 77,1 quilos.
Um jornalista russo disse a Román Torres que ele era o “mais gordo” do campeonato, mas o defesa reagiu, levantando a sua camisola e mostrando um abdómen escultural. Aparentemente, a massa muscular faz a diferença. Entre os menores, há três jogadores com 1,65 metros, os mais baixos do torneio: o suíço Xerdan Shaqiri, o saudita Yahia Aslshehri e o panamenho Alberto Quintero, que têm cinco centímetros a menos do que Lionel Messi (1,70 metros). Entre os mais altos, todos os olhares se voltam para os guarda-redes.
O mais alto é o croata Lovre Kalinic (2,1 metros). O outro jogador que supera a barreira dos dois metros é o defesa dinamarquês do Borussia Monchengladbach Jannik Vestergaard. A altura média do Mundial é 1,82 metros.
Há dois jogadores que podem festejar o aniversário no dia da final, a 15 de Julho. Trata-se do japonês Yoshino-ri Muto e o brasileiro Danilo. Ao todo, 65 jogadores festejam o seu aniversário entre 14 de Junho e 15 de Julho.
Entre eles, estão três super estrelas:  O  egípcio Mohamed Salah completará 26 anos a 15 de Junho; Lionel Messi, 31 anos, dia 24 e o belga Ke-vin De Bruyne, a 27, todos do mesmo mês. O peruano Andre Carrillo soprará as velinhas no dia da abertura do Mundial.
Por apenas 15 dias, a sensação francesa Kylian Mbappé, nascido em 20 de Dezembro de 1998) não é o jogador mais jovem do Campeonato do Mundo. O australiano de origem iraniana Daniel Arzani, do Melbourne City, nascido a 4 de Janeiro de 1999, ostenta o título.
No outro extremo do calendário, o mais veterano do torneio é o guarda-redes egípcio Essam El Hadary, com 45 anos.

Tempo

Multimédia