Desporto

Académica e 1º de Agosto iniciam discussão do título

Anaximandro Magalhães

Académica de Luanda e 1.º de Agosto começam a discutir hoje, às 18h30, o título da 40ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de hóquei em patins, no Pavilhão Anexo I da Cidadela Desportiva.

Avançado Márcio Fernandes (em posse da bola) pode ser aposta de Fallé nos académicos
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A final é disputada no sistema de “play-off” à melhor de cinco partidas. Na eventualidade de uma das equipas somar três vitórias de forma consecutiva os dois jogos subsequentes ficam sem efeito.
O encontro desta noite é a reedição das finais dos três últimos campeonatos nacionais, tendo vantagem neste particular os militares do Rio Seco às ordens de Henrique Ribeiro, por terem ganho dois troféus. Ainda assim, essa não é a condição bastante para lhes ser atribuído favoritismo.
Liderados por Fernando Fallé, os estudantes são, no plano teórico, favoritos sobretudo por serem os detentores do ceptro, e de contarem nesta fase decisiva, tal como nas meias-finais, com os préstimos do experiente avançado internacional angolano, Martin Payero.
Agregado a isto pode contribuir ainda a maior frescura física dos jogadores da formação da Académica, por terem despendido menos esforço nas “meias”, nas quais passaram com distinção, sem precisarem de se impor, diante do Desportivo da Marinha, por 14-3 e 11-1, números que atestam a sua superioridade.
Nas hostes rubro-negras o jogo é apregoado como o da desforra, embora na fase regular tenham ganho a única partida frente aos comandados por Fallé. O empenho redobrado a que foram submetidos nas meias-finais, depois de terem corrido atrás do resultado, após perderem no primeiro jogo, por 4-5, e ganho a posterior por 7-2 e 8-4, pode pesar agora na abordagem dos rubro e negros.
Tratando-se de uma final, cujos nervos por norma ficam à flor da pele, dando azo nalguns casos a entradas viris, as duas formações vão adoptar certamente por uma postura demasiado táctica no início.
O 1º de Agosto pode alinhar com Mário Almeida, Zé das Botas, Mamikua, Guedes, André Miguel, Paizinho, Ni e Rui André. Na Académica devem ser utilizados: Ricardo Cunha, Geoveti, Neri, Watanga, Pi, Walter, Kiza, Márcio Fernandes e Martin Payero.

Tempo

Multimédia