Desporto

Terceira ronda define posições nos grupos

António de Brito

A disputa da terceira jornada de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN/2019), a disputar-se nos Camarões, movimenta hoje e amanhã o continente.

Fotografia: DR

No total das dez partidas de hoje,  destaque para os desafios Gabão-Sudão do Sul, Costa do Marfim-República Centro Africana e Argélia-Benin.
Com apenas um ponto, o Gabão recebe o Sudão do Sul, sem qualquer ponto, no Estádio d'Angondje, às 16h00, em partida do Grupo C. A jogar em casa, o objectivo é vencer, somar pontos e manter intactas as suas aspirações, que visam o apuramento a cimeira do futebol africano.  Ainda hoje, o líder do agrupamento, Mali com seis pontos, mede forças com o Burundi, segundo classificado, com quatro, num duelo que se antevê renhido.
Ambos com três pontos, Costa do Marfim e República Centro Africana capitalizam as atenções do Grupo H, às 18h00, no Stade de Bouaké, num jogo com favoritismo dos anfitriões, que ambicionam a liderança da série.
No outro jogo do grupo, a Guiné Conacri, líder com seis pontos, enfrenta o Ruanda, último colocado, sem qualquer ponto. Na condição de visitados, os guineenses são aparentemente favoritos.
A Argélia defronta o Benin, às 20h45, no Stade Mustapha Tchaker, num jogo de elevado grau de dificuldade, uma vez que ambas partilham a liderança do Grupo D, com quatro pontos. Igualados com um ponto, Togo e Gâmbia medem forças, num jogo de  desfecho difícil de vaticinar.
No Ahmadu Bello Stadium, Nigéria e Líbia protagonizam hoje às 17h00, o jogo de destaque do Grupo E. Os contendores estão separadas por um ponto na.
 A Líbia é líder com quatro pontos, ao passo que a Nigéria está em terceiro, com três. A África do Sul, segunda classificada com quatro, recebe as Ilhas Seychelles, com zero.
Nas restantes partidas, os Camarões líderes do Grupo B, com quatro pontos, defrontam  o Malawi, terceiro com três pontos. O Egipto, terceiro com três, enfrenta a Suazilândia no Grupo J, com um. Cabo Verde e Tanzânia defrontam-se no Grupo L.  A selecção cabo-verdiana é a “lanterna-vermelha”, com um ponto, ao passo que a Tanzânia ocupa a terceira posição, com dois pontos.

Tempo

Multimédia