Desporto

Torneio Kundi Paihama agendado para Dezembro

Gaudêncio Hamelay | Lubango

A Associação Provincial de Futebol da Huíla (APFH) vai institucionalizar um torneio de futebol onze, de âmbito nacional, na categoria de velhas guardas, denominado “general Kundi Paihama”, em homenagem ao ex-governante angolano e antigo futebolista, falecido a 24 de Julho deste ano, em Luanda, vítima de doença.

Fotografia: DR

O presidente de direcção da APFH, Pepé António, que prestou a informação, disse que o objectivo é homenagear a figura de Paihama pelo carisma como desportista.

O general Kundi Paihama, esclareceu, fundou, em 1996, a equipa de futsal das Estrelas do Palácio, em que foi também jogador, assim como impulsionou jogos de velhas guardas na região.

Por diversas ocasiões, lembrou Pepé António, integrou o Misto de Velhas Guardas da Huíla, nos torneios internacionais de veteranos, em Santarém e Almeirim, Portugal.

Com o Misto da Huíla, o finado conquistou sete troféus, em 1997, 98, 99, 2000, 2001, 2002 e 2006, em 15 participações.

O dirigente anunciou que vão participar no torneio na-cional, as selecções de ve-lhas guardas das províncias de Luanda, Benguela, Cune-ne, Huambo e Huíla, locais onde em vida Kundi Paiha-ma exerceu o cargo de governador provincial.

“Perdemos há pouco tempo um grande homem ligado ao futebol. Vamos institucionalizar em Dezembro, um torneio nacional, denominado general Kundi Paihama, para homenagear essa figura que contribuiu para o desenvolvimento do desporto”, destacou.

No torneio vão competir equipas dos escalões de sénior, Sub-17 e Sub-20 em masculino e sénior feminino.

Tempo

Multimédia