Desporto

Torneio arranca hoje no Arena da Ilha do Cabo

Quarenta equipas em ambos os sexos disputam hoje, a partir das 8h00, no BAI Arena na Ilha do Cabo, em Luanda, a primeira edição da Copa Tigra de futevôlei, numa iniciativa da empresa Hattrick, em parceria com a Refriango.

Fotografia: Edições Novembro

Com variante de 3X3 e um suplente, o torneio é jogado em duas etapas. Na fase preliminar, jogam todos contra todos a uma volta e apuram-se para os play-off da final as 16 melhores equipas.
O vencedor da Copa de futevôlei é conhecido a 7 de Outubro e, além do troféu e da medalha, recebe da organização cem mil kwanzas. As formações que terminarem nas posições imediatas também são agraciadas com medalhas.
As antigas estrelas do futebol nacional Fabrice Alcebíades Maieco “Akwá”, Paulo Figueiredo, Carlos Alonso “Kali”, Mawete Júnior, Irene Gonçalves e Zé Kalanga são os embaixadores da prova.
Em declarações ao Jornal de Angola, o antigo capitão dos Palancas Negras, Akwá, afirmou que está pronto para  uma nova experiência, pois todos os sábados faz treinos de descontracção baseados no futevôlei.
“Deixamos os relvados e agora vamos competir na areia da praia. O objectivo é promover a nova modalidade em Angola, assim como acontece noutros países”, salientou o antigo internacional angolano.
Fabrice Alcebíades Maieco realçou que após o pontapé de saída, num futuro próximo, as equipas e selecções podem competir ao mais alto nível, nas provas da FIFA e em  Campeonatos Africanos das Nações.
“É importante incentivar os jovens a praticarem desporto, ajuda na condição física. Aproveito para elogiar a iniciativa do professor Carlos Queirós e seus amigos. Nos finais de semana, jogam junto à floresta da Ilha do Cabo.”
O futevôlei é uma modalidade jogada com os pés na areia, em quadras montadas nas orlas e outros terrenos. Pode envolver outras partes do corpo excepto mão, braços e antebraços. Actualmente, as equipas profissionais jogam na vertente de 2X2.

Tempo

Multimédia