Desporto

Viana conquista segundo título das Velhas Glórias

António Cristóvão

A equipa de Viana sagrou-se ontem bi - campeã do torneio de futebol de Velhas Glórias da província de Luanda, ao derrotar a formação do Cariango, por 3-1, na final do Torneio de Fim de Ano, disputado em Viana, no campo da Escola do 1º  Ciclo Comandante Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”.

Viana conquista provincial
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O resultado foi encontrado por via da marcação de grandes penalidades, depois de, no final do tempo regulamentar as equipas terminarem empatadas sem golos, num jogo com poucas jogadas de realce, por aparente má condição física dos jogadores, agravada pela elevada temperatura ambiente, na hora em que foi disputado.
Inicialmente marcada para as 10h00, a partida começou com hora e meia de atraso,  devido a concentração tardia das equipas no local da competição. Ao longo de todo  tempo regulamentar, as equipas foram poucas criativas, tendo desperdiçado algumas boas oportunidades para marcar. 
Os vianenses mantêm assim o título conquistado na edição anterior, onde defrontaram o mesmo oponente, com vitória por 2-1, no mesmo recinto. Para chegar à segunda final consecutiva, o Cariango derrotou com muita dificuldade, o Cazenga, a 16 deste mês, no campo do Areias, por 1-0, resultado igual ao do triunfo dos vianenses sobre o Hoji-Ya-Henda.
Na fase preliminar a equipa de Viana foi a segunda classificada da série B com quatro pontos, enquanto o Cazenga ocupou a primeira posição, com sete.
Para definição do terceiro lugar, o Cazenga venceu o Hoji-Ya-Henda, por 1-0, no campo do bairro Unidos.   
A Associação Provincial de Velhas Guardas e Glórias de Futebol de Luanda (APV-GFL), organizadora do torneio de final de ano, atribuiu o prémio de melhor marcador ao avançado Saúca, da equipa do Sambizanga, com seis tentos apontados.
O atleta Mandiogo, do Viana, foi o melhor guarda-redes da competição ao consentir apenas oito tentos.
A formação do Zango, que ocupou a terceira posição da série A, na primeira fase, com dois pontos, foi considerada a equipa sensação do torneio.

Tempo

Multimédia