Economia

ADRA promove seminário de gestão de bens comunitários

Mais de 40 líderes de Associações e Cooperativas de camponeses, participam desde segunda-feira no município de Cacula (Huíla),  num seminário de gestão de bens comunitários e de contabilidade básica, promovido pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), antena Huíla e Cunene.

Fotografia: Angop

   O evento é financiado por um projecto alemão, denominado “Pão para o Mundo”, através do programa “Kumossi 2” implementado desde 2016, nessa região sul do país.
Durante dois dias, os participantes vão abordar, entre várias matérias, a forma de gestão de uma Cooperativa ou Associação de Cooperativas, a gestão de bens e serviços, a gestão e manutenção de meios agrícolas e a importância dos dados estatísticos nas comunidades rurais.
Em declarações à Angop, o coordenador da intervenção municipal da ADRA, Benedito Kessongo, destacou a pertinência da acção formativa, na medida em que visa fortalecer as capacidades produtivas e associativas das comunidades camponesas. Do mesmo modo, informou que finda a formação, os formandos vão beneficiar de tractores e suas alfaias, assim como, de pequenas moagens para que vejam melhorada a  dieta alimentar e  contribuir para o programa de combate à fome e à pobreza.
O município da Cacula dista 95 quilómetros a norte da cidade do Lubango, província da Huíla,  tem uma população estimada de 128.411 habitantes, distribuídos por três comunas (Cacula, Tchicuaqueia e Viti -Vivali).

Tempo

Multimédia