Economia

Agentes económicos analisam regras anunciadas pela SADC

Agentes económicos estão a analisar as regras impostas pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral(SADC,na sigla em inglês) sobre a isenção do pagamento de direitos aduanieros na importação das mercadorias produzidas com base nos criterios definidos pela organização.

Agentes económicos analisam regras de Origem da SADC
Fotografia: KINDALA MANUEL

Segundo o despachante oficial, a definição e cumprimento das Regras de origem vai necessitar de muito trabalho de sensibilização e de formação.Por isso, defende o desenvolvimento de acções a nível nacional para maior divulgação do regulamento.

"As regras de Origem são um assunto novo, que está a ser abordado pela primeira vez.O conteúdo é muito complexo.Por outro lado, grande parte do pessoal que lida com o desalfandegamento de mercadorias ainda não está preparado sobre as metodologias, fundamentação e critérios a aplicar.É um assunto que carece de muito estudo e discussão até que todos estejam inteirados. Uma coisa é certa: "vai haver alteração das taxas aduaneiras", disse João Oliveira, tendo, posteriormente aprovado a ideia por tratar-se de uma prática quase universal. A advogada Anal Bela Silva, ligada ao sector económico, corroborou das alavras de João Oliveira.

De acordo com a advogada, a definição de regras de origem vai facilitar as trocas comerciais entre os membros da organização, ao mesmo tempo que vai contribuir para as economias locais.

Tempo

Multimédia