Economia

AGT arrecada quase dois terços da meta anual

Mavitidi Mulaza | Uíge

A representação da Administração Geral Tributária (AGT) na província do Uíge arrecadou de Janeiro até agora 2 682 milhões de kwanzas, o que constitui 89,9 por cento do valor previsto para este ano, revelou a directora da 2ª Região Tributária na abertura do Posto Fiscal de Maquela do Zombo.

Fotografia: DR

Leonor Costa adiantou que da colecta projectada para este ano no Uíge, a AGT espera ainda realizar 646 milhões de kwanzas, o que eleva a arrecadação do ano em 11,1 pontos percentuais. O Posto Fiscal de Maquela do Zombo que, entre outros serviços, emite o Número de Identificação Fiscal (NIF), vai reforçar o trabalho para o alcance da meta prevista.
A directora regional da AGT apelou à população a formalizar os negócios com o pagamento dos impostos legalmente exigidos, recordando que esses recursos servem para a execução de vários programas sociais, como a construção de escolas, centros e postos de saúde e outras infra-estruturas.

A vice-governadora do Uíge Catarina Domingos, que inaugurou o edifício, destacou o potencial económico de Maquela Zombo, que vai da indústria mineira, à agricultura e o comércio com a República Democrática do Congo, um país com que partilha uma vasta fronteira terrestre.
“A inauguração do Posto Fiscal vai reduzir a fuga ao fisco, encurtar as distâncias percorridas pelos comerciantes locais e alavancar a economia através da arrecadação de receitas”, referiu, apelando à celeridade no atendimento para impulsionar o investimento privado, a arrecadação de receitas e o desenvolvimento das comunidades.
Pediu aos comerciantes e população a preservarem a “cultura de pagamentos de impostos” e anunciou a instalação de mais postos na Damba e Quimbele, para garantir a colecta dos direitos fiscais dos cidadãos.
Catarina Domingos disse que, nos últimos anos, o Governo dedica uma “atenção especial” a Maquela do Zombo, com a asfaltagem da estrada que vai da cidade do Uíge à sede municipal até Quimbata, localidade fronteiriça onde está a ser erguido um mercado.

 

Tempo

Multimédia