Economia

AIPEX recebeu 178 propostas em um ano

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) anunciou o registo de 178 propostas de investimento privado de Agosto de 2018 ao mesmo mês do ano em curso, avaliadas em 1, 6 mil milhões de dólares.

Investimentosnas indústria cresce nas províncias
Fotografia: Edições Novembro

Quatro propostas de investimento destinam-se ao sector da Construção Civil, três ao da Educação, o mesmo número que o da Hotelaria e Turismo, dois ao da Saúde, número igual aos dos consagrados às Pescas, 27 à prestação de serviços, dez à Agricultura, 43 ao Comércio e 84 à Indústria, de acordo com um relatório citado pela Angop.
As propostas abarcam quase todas províncias, sendo que 44 projectos já foram implementados, 126 estão em curso, três por cumprir e cinco desistiram, segundo o relatório. Cento e trinta e cinco foram implantados em Luanda, dez no Bengo, sete em Benguela e o mesmo número em Malanje.
A implementação dos 44 projectos, avaliada em 788 milhões de dólares, já possibilitou a criação de 3 948 postos de trabalho efectivos.
Os projectos em implementação estão avaliados em 816 milhões de dólares, enquanto os projectos por implementar somam dez milhões e os cinco abortados estavam orçados em 33 milhões de dólares. A AIPEX estima que a implementação das 178 propostas de investimento possibilita a criação de 13 885 postos de trabalho.

Tempo

Multimédia