Economia

Angola deve investir mais no aumento da competitividade

O director do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a África Austral, Kapil Kapoor, considerou ontem que Angola precisa de ser mais competitiva para criar mais emprego para os jovens, elogiando o Governo pelas reformas.

Director do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a África Austral, Kapil Kapoor
Fotografia: DR

“As políticas implementadas nos últimos dois anos em Angola estão a empurrar a economia na direcção certa, mas certamente que é preciso fazer mais”, disse à Lusa, à margem dos Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento, que terminaram na sexta-feira em Malabo.
Para Kapil Kapoor, “o que Angola precisa de fazer muito mais é tentar aumentar a competitividade, particularmente nos sectores que podem empregar os jovens, mas o que está a acontecer é que os jovens não estão a conseguir encontrar empregos, e isso não é uma situação sustentável” para um país com uma população muito jovem, alertou.
“A razão de os jovens não conseguirem encontrar empregos sustentáveis é que a oferta do sector privado é insuficiente para os absorver, e mesmo que haja essa oferta, o tipo de mão-de-obra que o sistema de educação está a produzir não consegue cumprir essa oferta específica”, disse.

Tempo

Multimédia