Economia

Angola dá passos decisivos para a integração regional

O secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, reafirmou ontem o forte compromisso do Executivo em construir uma sociedade da informação que “crie, tenha acesso e partilhe o conhecimento”, visando a promoção do desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Secretário de Estado realça compromisso de Angola
Fotografia: DR

Mário Oliveira, que discursava na Sessão Plenária da conferência de plenipotenciários da União Internacional das Telecomunicações (UIT) que decorre no Dubai, Emirados Árabes Unidos, acrescentou que “Angola está a dar passos decisivos para alcançar as metas que garantam a integração regional  em África, bem como a construção de uma indústria de tecnologias de informação competitiva, voltada para a inovação, geração de emprego e a exportação do potencial das empresas africanas. Segundo o secretário de Estado, “concorrem para o alcance das metas indicadas,  a actualização do “Livro Branco das Telecomunicações e Tecnologias de Informação “ - que traça as políticas do sector - guiado pelo Plano Nacional de Desenvolvimento do Executivo 2018-2022.
O secretário de Estado sublinhou  que o Programa Espacial Nacional, o Cabo Submarino (SACS) - que liga, a partir de Angola, a África Austral a Salvador (Brasil) - e a modernização e expansão de 22 mil quilómetros do Plano Nacional de Banda Larga, constituem a base sólida para a materialização dos planos de desenvolvimento deste importante sector.
No primeiro dia dos trabalhos, Angola foi eleita para uma das vice-presidências da conferência, a do Comité de Credenciais. A UIT, é uma organização internacional que superintende as telecomunicações e tecnologias de informação a nível mundial.

Tempo

Multimédia