Economia

Aumenta captura de peixe no país

Um total de 313 mil toneladas de pescado foram capturadas durante o ano transacto pelas associações de pescadores dos municípios de Ombadja, Cahama e Cuvelai, na província do Cunene, informou ontem o director da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pecas do Cunene.

Dinis Pedro Pacavira referiu que, em relação  a 2014, houve um aumento de 57 mil toneladas.  Das espécies capturadas, destacam-se o bagre, boca larga, bacalhau, burundi, kimaia, kimiamia, roncador, peixe-cão sardinha, nhasse, tchimbululo e tchingongo.

Uíge

Um total de 270 mil quilogramas de peixe diverso foram capturados no ano transacto em vários rios da província do Uíge pelas  associações e cooperativas locais de pesca artesanal, contra 292.876 quilogramas do ano anterior, informou   o chefe do Departamento de Pesca Continental e Aquicultura.

Huíla

A região do Quipungo  registou a captura de duas toneladas e 377 quilogramas de pescado, de Janeiro a Dezembro de 2015, contra uma tonelada do período anterior, informou ontem o director provincial da Agricultura, Pescas e Ambiente.
Pascoal Simão disse que desta cifra, 712 quilogramas são da espécie kimaia, 365 de bagre, 480 de viema e 169 de mbanda.  As espécies foram capturadas no rio Calonga e nas barragens do Sendi, Quipungo e do Chicungo.

Tempo

Multimédia