Economia

BNA promete facilitar acesso ao crédito no Sul

A direcção regional sul do Banco Nacional de Angola (BNA), com sede no Lubango, província da Huíla, vai criar, ainda este mês, uma equipa para mediar os processos de facilitação de acesso ao crédito para projectos empresariais estagnados, por dificuldade de capitais.

A equipa vai ajudar na identificação de projectos viáves
Fotografia: EdIções Novembro

A notícia foi avançada pela Angop, que cita o presidente da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL). Paulo Gaspar disse que a iniciativa resulta de um encontro entre a delegação provincial do BNA e a classe empresarial.
No quadro dos entendimentos alcançados com o BNA, disse, as associações em-
presariais vão identificar e apresentar os projectos financiáveis, marcando para o efeito visitas oficiais, para permitir um conhecimento mais aprofundado e tornar exequível a intervenção do mediador e o conhecimento das garantias prestadas.
No encontro com o BNA, referiu, os filiados da AAPCIL queixaram-se de alegadas dificuldades no levantamento de valores em alguns bancos, na feitura de transferências via internet e da falta de informação da banca comercial relativamente ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC). Fundada em 1991, a AAPCIL é uma organização independente e conta com 600 filiados.

Tempo

Multimédia