Economia

BNA promove conferência sobre "Sustentabilidade das Reservas Internacionais"

O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza, amanhã, às 8h00, no auditório Saydi Mingas do Museu da Moeda, em Luanda, uma conferência denominada “Sustentabilidade das Reservas Internacionais”, indica um comunicado de imprensa.

BNA realiza conferência sobre sustentabilidade das reservas internacionais
Fotografia: DR

As Reservas Internacionais (RI) têm por finalidade proteger a economia de situações adversas sobre as contas externas e contribuir para a estabilidade da moeda nacional.
Até Dezembro de 2018, as Reservas Internacionais Líquidas estavam fixadas em 10,6 mil milhões de dólares, e podem registar uma relativa estabilidade no decurso deste ano, segundo o vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias.
Em declarações à imprensa, à margem de um encontro realizado em Março, com o corpo diplomático acreditado em Angola, o vice-governador do BNA disse que, apesar de apresentarem uma ligeira queda em determinado período de 2018, as Reservas Líquidas Internacionais melhoraram em relação aos três anos anteriores (2017, 2016 e 2015).
As Reservas Internacionais Líquidas são uma " boa ferramenta" analítica para observar diversos fenómenos económicos. Por exemplo, um nível de Reservas Internacionais baixo pode causar incertezas aos agentes económicos residentes e não-residentes em relação à convertibilidade dos seus investimentos no país em divisas e gerar dúvidas quanto à possibilidade do cumprimento de compromissos externos.
Estas incertezas podem conduzir ao aumento da procura por moeda forte, reduzindo o valor da moeda nacional.
A conferência “Sustentabilidade das Reservas Internacionais” é a quinta do Ciclo Anual de Conferências do BNA, tendo iniciado em Janeiro com o tema “Financiamento ao Sector Privado”. O evento conta com a participação de vários especialistas nacionais e internacionais para abordar as melhores práticas de gestão de reservas internacionais.

 

 

Tempo

Multimédia