Economia

BNA anuncia a soma para leilões em Dezembro

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou na segunda-feira, em comunicado, que tem disponível para venda em leilões no mercado primário, em Dezembro, moeda estrangeira no valor equivalente a 1.200 milhões de dólares.

Fotografia: DR

O documento refere que, tal como aconteceu em Novembro, os leilões terão uma frequência diária, devendo o BNA, no fim de cada sessão, divulgar no seu portal institucional o montante disponibilizado, o número de participantes, a taxa de câmbio mais alta e a mais baixa admitidas, bem como a taxa de câmbio média ditada pela sessão.
Em Novembro, o BNA encurtou os intervalos entre os leilões, passando de semanais para diários. Em Setembro, anunciou que, a partir de 1 de Outubro deixaria a venda directa de divisas, pelo que as solicitações de compra de moeda estrangeira voltaram a ser unicamente apresentadas aos bancos comerciais autorizados.
Na ocasião, o BNA referiu ter, no âmbito da normalização do funcionamento do mercado cambial, retomado a venda de moeda estrangeira nos leilões de divisas sem indicação específica das operações ou importadores para os quais os fundos devem ser vendidos pelos bancos comerciais.
Segundo o BNA, o sistema ajustado de vendas directas de divisas permitiu que o banco central tivesse um entendimento mais preciso da metodologia necessária para a protecção das reservas internacionais e emitisse regulamentação e orientações aos bancos comerciais adaptados a esse objectivo.
Com esse sistema, o BNA assegurou ainda a alocação imparcial das divisas no pagamento dos atrasados e a atenuação das percepções negativas dos clientes sobre os critérios de selecção dos beneficiários aplicados pelos bancos comerciais.
O BNA entende agora que, após o período de maior intervenção, com o mercado cambial actualmente melhor regulamentado e com maior regularidade na oferta de moeda estrangeira, estão  criadas as condições para que sejam novamente os bancos comerciais a realizarem a alocação de moeda estrangeira aos seus clientes.

Tempo

Multimédia