Economia

CFB transporta 21 mil toneladas de produtos

Comboios a circular no Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) transportaram, no percurso Cuito (Bié)-Luau (Moxico)  e vice-versa, 20.955 toneladas de produtos diversos no segundo trimestre deste ano, mais 1.464 toneladas em relação a igual período do ano passado.

Fotografia: Jaimagens

O representante do Conselho da Administração do CFB no Moxico, Fernando António Prata, que prestou ontem a informação à Angop, avançou que das mercadorias transportadas destacam-se 5.490 toneladas de combustível (gasóleo e gasolina), 1.536 de gás butano e 8.299 toneladas de produtos diversos.
Fernando António Prata apontou que no sentido Luau (Moxico)-Lobito (Benguela) foram transportadas 3.640 toneladas de manganês, provenientes das minas da República Democrática do Congo, e do Luau ao Cuito foram movimentados 735 produtos diversos. No percurso Luena-Luau os comboios transportaram 626 toneladas de produtos diversos e, no sentido inverso 629 toneladas. No mesmo período, acrescentou, o CFB transportou no percurso Cuito-Luena-Luau e vice-versa 158.593 passageiros, mais 6.469 em relação ao primeiro trimestre deste ano.
O representante do CFB no Moxico referiu que Moxico precisa colmatar a falta de técnicos que se faz sentir em muitas estações, na ordem de 20 novos funcionários. Fernando António Prata informou que, actualmente, a direcção regional conta com 37 trabalhadores, que vão desde a Polícia Ferroviária, agulheiros, auxiliares de limpeza, maquinistas e revisores de materiais.
Nos 456,2 quilómetros que separam o Luena do Cuito, o CFB registou no período em avaliação a circulação de 187 comboios comerciais, mais oito do que no período homólogo de 2017, dos quais 145 de passageiros e 42 de carga diversa.

Tempo

Multimédia