Economia

Clientes do BANC recuperam depósitos

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou estar aberto o processo para que os clientes do BANC, cuja licença de operação foi revogada no início do mês, possam reaver os montantes nele depositados.

Várias agências do BANC abrem amanhã.
Fotografia: SANTOS PEDRO

O BNA indica que várias agências do Banco Angola-no de Negócios e Comércio (BANC) vão estar abertas a partir de hoje e até ao final da próxima semana para “receberem instruções dos clientes para a transferência dos respectivos saldos para outras instituições”.
Deste modo, os depositantes podem dirigir-se às agências do BANC nas províncias de Luanda (duas), Huíla, Cunene, Huambo, Benguela e Zaire, para da-rem instruções de transferência dos respectivos saldos para outras instituições bancárias.
“Informa-se ainda que os respectivos saldos também poderão ser levantados ou transferidos para outras instituições financeiras através da Rede Multicaixa”, refere ainda o BNA.
Na origem da revogação da licença de operação do BANC estão “graves problemas técnicos”, que colocaram a instituição em “falência técnica”.
O governador do Banco Central, José de Lima Massano, salientou terem sido detectadas “deficiências no modelo de governação”, com “riscos que eram grandes e foram mal geridos”.
Além disso, “a reposição do capital social não foi avançada pelos accionistas”, disse o governador.

 

 

 

Tempo

Multimédia