Economia

Companhia Saudita constrói refinaria

A Arábia Saudita projecta construir uma refinaria de petróleo e uma unidade petroquímica na África do Sul como parte de investimentos de dez mil milhões de dólares naquele país, disse o ministro saudita da Energia, Khalid Al-Falih, na sexta-feira.

 

Ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih
Fotografia: DR

O petróleo saudita seria usado na refinaria, cuja construção será liderada pela empresa estatal de energia Saudi Aramco, disse Al-Falih, em declarações depois de uma reunião com o ministro sul-africano da Energia, Jeff Radebe, em Pretória.

“Houve conversações com equipas da Saudi Aramco apoiadas pelo Ministério de Energia da África do Sul”, disse Al-Falih. A localização exacta da refinaria e da unidade petroquímica serão definidas nas próximas semanas, acrescentou Radebe.
A Arábia Saudita também está interessada em usar as principais instalações de armazenamento de petróleo da África do Sul, disse Al-Falih, acrescentando que a Acwa Power, vocacionada para serviços públicos no país oriental, está a preparar investimentos no renovado programa de energia renovável da África do Sul.
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, está a tentar atrair investidores estrangeiros para ajudar a revitalizar uma economia em dificuldades, enquanto se prepara para as eleições parlamentares deste ano, um processo caracterizado pelo descontentamento da população face aos altos índices da degradação da economia e de desemprego.

Tempo

Multimédia