Economia

Consultora Eurasia: Nomeação de Vera Daves agrada muitos investidores

A consultora Eurasia considera que a nomeação de Vera Daves para ministra das Finanças vai garantir “continuidade e mais clareza às políticas económicas” do país, mantendo a remoção dos subsídios e o foco na diversificação.

Vera Daves Ministra das Finanças
Fotografia: DR

“Em termos de política económica, é esperada continuidade e maior clareza”, escrevem os analistas numa nota enviada ontem aos investidores, citada pela agência Lusa, na qual comentam a saída de Archer Mangueira e a substituição pela antiga secretária de Estado do Tesouro e Finanças.
“Logo após ter assumido o cargo, Daves vincou que Angola continua empenhada na remoção dos subsídios em todos os sectores de forma gradual e reafirmou o empenho na diversificação económica”, acrescentam os analistas.
A 8 de Outubro, o Presidente da República substituiu o então ministro Augusto Archer Mangueira pela secretária de Estado, Vera Daves, e trocou Maria Cândida Teixeira por Ana Paula Elias no Ministério da Educação.
Para o lugar da ex-secretária de Estado do Tesouro e das Finanças, Vera Daves, foi nomeado Osvaldo Victorino João.
A agora ministra “torna provável uma transição suave, já que era secretária de Estado” e é a primeira governante da geração do pós-guerra e a primeira ministra a liderar as Finanças, lembra a Eurasia, que nota ainda que Vera Daves é sobrinha do dirigente do MPLA Diógenes do Espírito Santo Oliveira, encarado como muito próximo do ministro do Desenvolvimento Económico, Manuel Nunes Júnior.

Tempo

Multimédia