Economia

Economia namibiana retrocedeu em 2019

A economia namibiana registou uma recessão de 1,1 por cento em 2019, o que se compara com um ligeiro crescimento de 0,7 por cento observado em 2018, de acordo com um relatório da Agência de estatística daquele país divulgado hoje, em Windhoek.

Fotografia: DR

A Agência de Estatística da Namíbia (NSA) divulgou o Relatório Preliminar de Contas Nacionais de 2019, que reflecte uma avaliação inicial do desempenho económico do país naquele ano.
O director-geral da NSA, Alex Shimuafeni, atribuiu o fraco desempenho da economia ao Sector Primário, com a agricultura, silvicultura e pesca a registarem um declínio de 2,6 por cento, enquanto a mineração e extracção retrocederam 11,1 por cento.
“A contracção do PIB deveu-se principalmente Sector Primário da economia, que caiu 7,8 por cento em 2019, em comparação com um aumento de 8,5 por cento em 2018”, acrescentou.
Alex Shimuafeni disse que o Sector Terciário (de serviços) recuperou, observando um crescimento positivo, enquanto o sector secundário (da indústria transformadora) manteve-se estável face ao ano anterior.

Tempo

Multimédia