Economia

EMIS estende prazo de utilização de multicaixas

Os cartões multicaixas expirados vão valer para mais seis meses, a partir da próxima semana, informou à ANGOP, hoje, o administrador executivo da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), Joaquim Caniço.

Fotografia: DR

O gestor precisou que, entre os dias 6 e 7 de Abril, os clientes já poderão utilizar os cartões expirados sem recursos aos bancos emissores. Neste momento, explicou, a EMIS está a terminar os arranjos técnicos e tecnológicos, pelo que os utentes de cartões expirados devem esperar para não terem os verem retidos.
A EMIS é uma sociedade que congrega todos os bancos do sistema nacional, regulados pelo Banco Nacional de Angola (BNA). Uma das tarefas substantivas da criação da EMIS consiste no empreendimento de esforços e tecnologias modernas para a bancarização da população do país. Neste domínio, o parque de Caixas Automáticas e das TPA a nível de país, continua a conhecer um crescimento, tímido quanto aos Caixas Automáticos mas, acentuado quanto aos Terminais de Pagamento cujo parque registou um crescimento de cerca de 27% . A população titular de Cartão multicaixa continua a multiplicar-se de ano para ano, cifrando-se hoje em cerca de 6 milhões os cartões válidos . Em consonância com a dinâmica do sector e acompanhando os avanços tecno- lógicos mundiais, a EMIS soube abraçar outros desafios onde se destaca, a introdução da norma EMV que dotará o cartão multicaixa de maior segurança e resistência à fraude, a implementação do projecto de Levantamentos sem Cartão e operacionalização da prova de conceito do multicaixa Express. Os avanços já alcançados pela Rede Multicaixa permitiram à EMIS consolidar-se e a afirmar-se gradualmente a nível internacional . 

Tempo

Multimédia