Economia

Empresários preparam presença no Salão de Minas de Dakar

Pedro Peterson

Empresários angolanos do ramo da mineração preparam a sua participação na 6ª edição do SIM Senegal, a ser realizado em Dakar, de 3 a 5 de Novembro do ano em curso, numa organização do Ministério de Minas e Geologia em parceria com a AME Trade Ltd.

Fotografia: DR

Segundo uma nota da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), o SIM Senegal atrai uma gama única e diversificada de investidores no sector de mineração, finanças, serviços, exploração, produção e indústrias institucionais, representando os sectores público e privado de 30 países.

A conferência SIM Senegal foi concebida para examinar em detalhes todos os aspectos da indústria de mineração. Por mais de meio século, o principal recurso mineral do Senegal tem sido o fosfato, onde novas descobertas propiciaram um aumento no investimento e na produção deste recurso natural.
Entre os vários temas, o evento vai abordar sobre “como a mineração contribui financeiramente para as comunidades locais, desenvolvendo negócios, mas mantendo o meio ambiente.

Sob o lema, “Minas e Geologia: quais são os benefícios para as comunidades afectadas?” , vai focar nos novos desenvolvimentos e investimentos para o crescimento e expansão do sector de mineração.

O evento é dos maiores sobre mineração na África Ocidental e o único apoiado pelo governo senegalês dedicado à expansão do sector.

Para esse evento, segundo apurou o Jornal de Angola, os empresários pretendem colher experiências no sector, tendo em conta as novas politicas de investimento, que o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos tem efectuado nestes últimos anos, sobretudo com a criação do código mineiro.

Senegal possui um portfólio diversificado de recursos minerais, excelente infra-estrutura portuária e rodoviária, uma força de trabalho qualificada, além de ser o centro financeiro da África Ocidental Francófona.

Tempo

Multimédia