Economia

Especialistas querem entrar na formulação de políticas

Estácio Camassete | Huambo e Angop

Engenheiros agrónomos, agro-alimentares, zootécnicos e florestais reunidos, sexta-feira, na Faculdade de Ciências Agrárias, na cidade do Huambo, manifestaram disponibilidade para contruibuir na elaboração de políticas públicas para o sector agrícola, e tornando-o mais sustentável e competitivo.

Camponeses podem contar com mais assessoria técnica
Fotografia: DR

O encontro debateu temas como “Modelo da agricultura para Angola”, “Políticas de crédito para o sector agrícola e agro-industrial” e “Contribuição da Ordem dos Engenheiros na valorização do profissional agrónomo, agro-alimentar, zootécnico e florestal”, tendo, em comunicado final enviado a imprensa, lamentado não serem escutados na elaboração das acções de fomento agrário, florestal e zootécnico.
A decana da Faculdade de Ciências Agrárias, Imaculada Matias, considerou que a participação dos peritos na elaboração das políticas públicas do sector é “indispensável” e reconheceu que Angola possui um número aceitável de engenheiros agrónomos, agro-alimentares, zootécnicos e florestais que podem contribuir no desenvolvimento da agricultura.
O consultor agrário Yuri Chipuio declarou que “para superar este défice alimentar será necessário disponibilizar crédito agrícola aos camponeses, bem como intervenções nas instituições de ensino para melhorar a investigação”.
O director da Agricultura e Florestas no Huambo, Abrantes Carlos, admitiu a falta de “acções concretas” para a dinamização do sector e satisfazer as necessidades alimentares do país.
Destacou a investigação científica como “primeiro sector de intervenção para alavancar a agricultura”, por permitir melhorar as técnicas de produção, ao mesmo tempo que cresce o interesse do empresariado pela actividade agrícola.
José Carlos Manuel, outro engenheiro agrónomo, sugeriu a desburocratização do processo de concessão de crédito para operadores do sector da agro-indústria, de modo a aumentar a produtividade.

Tempo

Multimédia