Economia

Exportação de abacate para França

A empresa Westfalia Fruto Moçambique anunciou  que vai exportar para o mercado internacional  abacate produzido na província central de Manica, noticiou ontem a imprensa daquele país.


O consultor da empresa Westfalia Manuel Roriz disse que o primeiro lote de 400 toneladas pode  ser exportado para França ainda em Março.
A Westfalia Fruto Moçambique, do grupo sul-africano com o mesmo nome,  é uma empresa do ramo agrícola que opera na província de Manica há dois anos e ocupa uma área de cerca de 250 hectares.
A empresa, que investiu numa primeira fase cerca de 480 mil dólares  (80 mil milhões de kwanzas), anunciou que vai abrir novas plantações em Manica tendo como objectivo aumentar as exportações em 2021 para sete mil toneladas.
A operação da Westfalia Fruit na província de Manica, que conta com financiamento do Banco Mundial, prevê uma produção anual de cem mil toneladas, sendo  75 por cento da produção  da aos mercados externos e os restantes 25 por cento para satisfazer a procura interna. A Westfalia emprega em Manica mais de uma centena de trabalhadores e produz também lichias, um projecto que se prevê que venha a ser desenvolvido numa área de 250 hectares, estando a empresa neste momento a mobilizar os meios e recursos de aumentar a produção.

Tempo

Multimédia