Economia

Facilcred disponibiliza financiamento agrícola

O microcrédito Fácil Agricultor, lançado há uma semana, no Huambo, é um produto da Facilcred, e não do Banco de Negócios Internacional (BNI), estando a apoiar, numa primeira fase, 20 pequenos agricultores daquela província na produção de milho.

Fotografia: DR

A Facilcred, uma sociedade de microcrédito, está associada nessa operação à Syngenta, uma empresa global implantada em 90 países e especializada na implementação de projectos agrícolas com soluções de cultivo integradas.
No Huambo, os 20 pequenos agricultores beneficiam, com o Fácil Agricultor, de uma sessão de formação e a atribuição do microcrédito, que inclui o pacote Syngenta, constituído pela disponibilização de pacotes de insumos agrícolas, monitorização tecnológica, escoamento e venda do milho, permitindo que o produto final tenha os padrões de qualidade exigidos.
Na operação do Huambo, a FacilCred solicitou informação dos beneficiários para a concessão dos microcréditos, empréstimos que, concedidos a 12 meses e juros de 2,5 por cento, seguem os critérios de elegibilidade requeridos.
O FácilAgricultor foi introduzido como um produto permanente, com impacto nos processos em curso de diversificação da economia e substituição das importações.

Tempo

Multimédia