Economia

Fazenda “Vinevala” abastece mercado

José Chaves | Andulo

Cerca de 10 toneladas de batata-rena são colhidas, semanalmente, na sucursal da Fazenda Vinevala e Filhos no município do Andulo, província do Bié, nesta época.

O fazendeiro Alfeu Vinevala quer aumentar a produtividade
Fotografia: DR

Ao que soube o Jornal de Angola, o produto é comercializado, maioritariamente, aos comerciantes da província de Malanje, que preferencialmente adquirem a batata- rena produzida no Bié.

O produtor Alfeu Vinevala referiu que a produção da batata no Andulo é escoada para vários pontos do mercado nacional, embora se registe tal preferência pelos clientes de Malanje, e que boa parte do tubérculo, antes de ser colhido já tenha comprador definido. Conforme disse, a actividade agrícola semi-mecanizada é sustentada por 400 trabalhadores, maioritariamente angolanos, que colaboram nas áreas de produção e de manutenção.

Localizada na região da Catala, na comuna de Chivaulo, a fazenda agrícola possui terras muito férteis e ocupa uma área de 90 hectares.

A administradora municipal do Andulo, Celeste Adolfo, que visitou a fazenda agrícola, defendeu a necessidade da diversificação da oferta agrícola, onde cada agricultor, camponês ou empresário se dedique à produção de determinados produtos. Durante a visita, a administradora interagiu com os trabalhadores e foi informada sobre os níveis de produção local.

Implementada desde 2018 no município do Andulo, a Fazenda Vinevala e Filhos assenta a sua actividade na produção de batata-rena e de milho. Dedica-se também, em menor escala, ao cultivo de feijão e trigo, inserido num projecto social em parceria com membros da comunidade local.

A fazenda agro-pecuária nasceu no município do Chinguar, ocupa um espaço de 427 hectares de áreas produtivas e conta com 128 trabalhadores efectivos no projecto.

Tempo

Multimédia