Economia

Feira da Banana arranca em Junho próximo

Mário Clemente | Bengo

A 8ª Feira da Banana decorre de 21 a 23 de Junho na província do Bengo, com a participação de 230 expositores provenientes de Benguela, Cuanza-Norte, Malanje, Zaire, Úíge e Luanda, além de Portugal, anunciou a comissão organizadora.

Organização da 8ª Feira da Banana incentiva expositores
Fotografia: Edmundo Eucílio

O vice-governador para o Sector Politico, Social e Económico, António Martins, disse na conferência de imprensa de lançamento da feira que a organização estabeleceu incentivos para os expositores, que vão da diminuição do preço dos stands e à transportação dos meios das cooperativas e associações das zonas de produção para a feira.

“A organização parte do principio de que precisamos diversificar a economia, incentivar o produtor local a expor os seus produtos”, disse o vice-governador, apresentando a feira como uma montra para produtos agrícolas

O Chefe do Departamento de Contabilidade e Finanças da Caxito Rega, André Neto, disse que o custo para a realização da feira é de 35 milhões de kwanzas, sendo 12 milhões para investimentos em spots publicitários e outras acções que contribuem para o sucesso da mostra.

A organização, prosseguiu, reduziu em 50 por cento do valor a pagar pelos expositores dos municípios e em 25 para empresas que precisam de apoio, o que é feito para conseguir o maior número de participantes. Os preços das stands vão de 30 mil kwanzas por metro quadrado no interior da nave, a 10 mil kwanzas no exterior. A Feira da Banana é organizada pelo Governo Provincial do Bengo, a Nova Agrolider e Caxito Rega, a empresa que detém a gestão do Perímetro Irrigado de Caxito.

Tempo

Multimédia